Como organizar os estudos para o último bimestre

Eu realmente não ia postar hoje. A blogosfera está em uma fase que ela para, começa a animar e para de novo. Isso acaba sendo realmente chato. Apenas um desabafo. Mas não vim falar sobre isso. Estamos todos no fim do ano letivo, a maioria correndo para precisar de nota. Hoje, em minha sala, levantamos o assunto de um ajudar ao outro com as notas e acabaram surgindo várias ideias. Como tenho visto várias pessoas reclamarem das notas e estudos, resolvi mostrá-las, para ajudar. É um post grande.

Resumo
Eu estudei apenas por resumos no terceiro bimestre. Comece a montá-los cerca de uma semana antes, pois quando os monta, já está estudando. Coloque curiosidades que possam cair, explicações de forma simples, mude o texto para algo que deixe sua compreensão melhor, lembre-se de juntar suas anotações do caderno com os textos da apostila e pesquisas da internet. Se tiver, assim como eu, duas provas por dia, dá tempo de ler os dois resumos no dia anterior da prova. É um método útil, que funciona bem.

Questionário
Se você pensou em montar o próprio questionário, está muito enganado; seria tanto quanto ridículo, pois saberia as respostas, né? Cerca de uma semana antes, reúna-se com um amigo e montem um questionário um para o outro (é importante que decidam todos os temas antes). Quando monta o questionário, já estudou uma vez. Quando se prepara para responder a de seu amigo, esta a segunda. Quando responde, a terceira. E quando corrige a de seu amigo, a quarta. Além do mais, pode estudar pelo gabarito do questionário.

Grupo de estudos
Esse foi o método adotado neste quarto bimestre (além dos resumos, que eu acho maravilhosos). Nós decidimos, todos os dias, pelo menos durante a semana que antecede a das provas, chegarmos às 6h45m/7h00 (minha aula começa às 7h30m) para estudarmos juntos. Também planejamos ficar na escola até fechar, para termos mais tempo. É um dos melhores jeitos, pois um tira a dúvida do outro em uma matéria. Mas, nesse método, é importante informar a todos que é para estudos e que precisam estar focados, se não, nada dará certo. No meu caso, estudo em uma sala pequena, mas se sua classe for grande, divida-a em dois ou três grupos, ou então pegue só as pessoas que tem proximidade e sabe que iriam topar. Vocês também podem se comunicar por Skype, Facebook e até mesmo o Whatsapp.

Métodos para estudar sozinho
Algumas pessoas preferem por conta própria, já estão em cima da semana de provas e não dá tempo ou até mesmo não tem quem tope os itens acima, então este tópico é para isso. 
  1. Ler em voz alta: O meu método preferido para isso, é ler em voz alta. Você pega seu caderno, apostila e fala alto, finge que está dando aula. Você grava mais rápido, porque além de ler, escuta sua leitura.
  2. Estudar dormindo: Não é loucura, eu juro. Concordo que precisamos ter nosso tempo de descanso, mas para aquelas provas em desespero, porque não? Você pode gravar enquanto lê e por para reproduzir e repetir a noite toda. Isso funciona porque o seu subconsciente grava mais rápido do que o consciente.
  3. Associação: Serve principalmente para inglês, espanhol ou provas de línguas, mas pode funcionar com as outras. Você pega uma palavra que te lembre, que te associe ao tema/resposta e grava a palavra. Além de ter que gravar menos coisa, vai se lembrar rápido.
  4. Criar uma música: Sabe aquele ritmo chiclete? Monte rimas com tudo que precisa lembrar. Eu fiz isso no bimestre passado e garanto que dá certo.
  5. Grifar: O último tópico é o mais simples, que nunca pode vir sozinho, ok? Grifar os textos pode ser útil para montar resumos, ler, mas nunca apenas grife, certo?
Sei que foi grande, mas espero que saiam bem em suas provas. Boa sorte a todos!

9 comentários:

  1. Olá, adorei as dicas, eu sempre faço um resuminho de alguma lição que o professor passa e até mesmo quando vou estudar para provas, mas não anoto nada, faço na cabeça mesmo. Eu nunca usei essa técnica de estudar em voz alta, pra mim não vazia diferença e agora vi que faz aushau. Muita gente falam mesmo de criar uma música, porque é fácil de corar, tipo tabuada.. aprendi assim ahsua, ameeei suas dicas, serão levadas pra mim nesse bimestre, não só nesse mas como todos os meses de estudo.

    Beijos ❤
    http://www.p-perfectsthings.com/ | Quietly Pink

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu, anoto tudo. Apesar da boa memória, ela falha hahaha. Obrigada meu anjo, fico muito feliz. Beijos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Opa!!! Não foi o comentário todo.
      Continuando... Amanhã vou fazer cinco, e sexta mais cinco.
      Eu gosto de ler em voz alta e fazer o resumo, ou síntese. Tentei criar o grupo, mas não deu certo, as pessoas da minha turma são irresponsáveis e desinteressadas. Nunca pensei no questionário, enfim, ótimas dicas!!

      Excluir
    2. Meu Deus, que horror. Não sei como me sairia assim...Tente, é ótimo.

      Excluir
  3. Para a quarta unidade chega dá nervoso, apesar do blog gastar bastante do meu tempo, eu consigo estudar direitinho.
    Beijo da pirralha ^.~ Sua visita é muito importante para mim!
    Montada no Estilo | www.montadanoestilo.com.br

    ResponderExcluir