Genocídio Armênio: Você já ouviu falar?

Acho que poucos sabem ou talvez ninguém saiba, mas eu estudo em um colégio armênio. Talvez você nunca tenha ouvido falar na Armênia, então, simplificando: sabe a Turquia? Do lado dela tem um país bem pequeno chamado Armênia. Há exatos 100 anos o povo desse país sofreu um genocídio, iniciado no dia 24 de abril de 1915, pelos turcos. Faz tempo? Sim, muito. Mas não podemos esquecer um fato como esse. E por isso estou aqui, vou contar um pouco sobre tudo que eu aprendi durante os oito anos que estudo em um colégio armênio. Junto ao texto serão apresentadas imagens chocantes.

Sim, a Armênia é só aquele marronzinho no mapa. É um país pequeno, eu concordo, mas você sabia que, há 100 anos, seu povo sofreu um massacre? Provavelmente não. O primeiro genocídio do século XX foi contra o povo armênio. 

No dia 24 de abril de 1915, um domingo de páscoa, o Governo Otomano (Império Otomano: atual Turquia) iniciou o Genocídio. Os armênios foram presos, deportados e levados para Constantinopla. Eram obrigados a deixar suas casas, sua terra, seu país. Muitos levavam as chaves, achando que um dia voltariam. Não tinham alimento, não tinham direito a nada, qualquer reclamação resultaria em morte. Grandes grupos eram encaminhados para o deserto da Síria sem instalação alguma, sem suporte durante a deportação. As estradas lotadas de cadáveres, sofriam estupros, roubos e assassinatos. Muitos morriam de fome, de cansaço, por não resistirem à tortura.

Crianças eram encaixotadas e jogadas ao mar, padres pendurados em cruzes pelados e queimados vivos, pessoas enforcadas, grávidas tinham seus fetos brutalmente arrancados, homens enviados a campos de batalhas desarmados: uma morte mais cruel que a outra. 

 
Imagem dos padres pendurados antes de serem queimados, com suas cabeças cobertas por panos.

O Rio Eufrates ficou, por muitos dias, vermelho, pela alta quantidade de sangue e cadáveres ali presentes. Muitas mulheres e meninas serviam em haréns turcos, muitas foram queimadas porque era uma forma mais rápida de matar um grande número de pessoas. Deportação, assassinatos em massa: um milhão e meio de armênios foram mortos em 8 anos. Hoje em dia, cerca de 25 países reconhecem o massacre como um genocídio, entre eles Alemanha, Argentina, Canadá, França, Bélgica, Uruguai, Itália etc. Mas a Turquia nega. 

Não é algo distante, foram parentes de meus amigos e conhecidos e, talvez, você conheça um armênio e não saiba. Você sabia que a Kim Kardashian tem descendência armênia? Aracy Balabanian, os integrantes da banda System Of a Down (Serj Tankian, Daron Malakian, Shavo Odadjian e John Dolmayan) e a Cher (Cherylin Sarkissian) também. Gary Kasparov (campeão mundial de xadrez), Princesa Diana, Fiuk, todos descendentes de armênio. Perceba que maioria tem o sobrenome terminado em "ian". Eles se espalharam por todo mundo, existem bairros armênios nos EUA, na França...São muitos espalhados pelo mundo. E mesmo assim, a Turquia nega.

Desde pequena eu ouço histórias que as famílias de amigos meus passaram. Minha amiga conta que sua trisavó enterrou a própria filha no deserto, que faleceu em seu colo, por fome. Um homem foi levado pelos turcos e eles lhe perguntaram se queria dizer alguma coisa; o homem se ajoelhou e começou a rezar, então um soldado turco cortou sua cabeça e eles começaram a jogar futebol. Uma viúva tapou a boca do filho com um pano, para que parasse de chorar e evitar que os turcos ouvissem e ele morreu: o choro havia se calado para sempre. As histórias são tristes, horríveis. E mesmo assim, a Turquia nega.

 

Links:
https://www.youtube.com/watch?v=3nZGSFY3n6E
https://www.youtube.com/watch?v=fCTAlpIqD54 (Documentário)
Saiba mais em: http://genocidioarmenio.com.br/ (site oficial no Genocídio SA


 
NÓS
 
 
QUEREMOS
  
RECONHECIMENTO
 

O povo armênio não quer vingança, quer reconhecimento. Não podemos apagar o passado, mas podemos lutar por um futuro melhor. Nunca será esquecido. Eu reconheço e reivindico o Genocídio Armênio, e você?

29 comentários:

  1. O que eu não entendi foi porquê a Turquia fez isso. Tem um motivo? Um propósito? Porque se não, está completamente errado. Porque se não, foi um genocídio cruel e horroroso. Fiquei com vontade de esquecer esse post, mas depois não. Porque se esquecermos ou não dermos atenção, ele nunca será conhecido. E como diz a China, é preciso conhecer o erro para não repeti-lo.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belle, questões religiosas e territoriais seriam os motivos, mas não tem porquê para algo assim, né? Exatamente! Um beijo.

      Excluir
  2. Oii Lu! Eu juro que nem sabia que te tinha no fb e que já tinha "conversado" contigo - entre aspas porque nem rolou assunto ajsdnauhs. TU É LINDA DEMAIS, MENINA ♥
    Enfim, eu só descobri o que era a Armênia por causa da minha prima - ela é louca por esse país, já leu milhares de coisas sobre o Genocídio etc. Inclusive, mandei o link do post pra ela ♥
    Ela meio que me explicou o que aconteceu, mas eu não tinha entendido a gravidade disso até agora. Uma das coisas que mais me choucou foi o fato de ter sido iniciado em um domingo de páscoa, gente, que absurdo!
    Crianças ao mar, padres crucificados, garotas queimadas, CRIANÇAS SENDO ARRANCADAS DA BARRIGA DAS MÃES e eu só tenho uma pergunta: por que? Não há motivos, explicação, justificativa para tal desumanidade. Por favor alguém me explique o porquê disso tudo, pois eu não consigo achar uma resposta!
    Estou completamente horrorizada, como pode ver pelo fato de eu estar escrevendo tão formalmente - coisas que eu faço quando estou completamente chocada ou quero pagar de chique.
    O que mais me entristece é ver que eles nem admitem o erro, não pedem desculpas - claro que não ia trazer de volta as milhares de vidas tiradas á nenhum custo, mas é algo, já é alguma coisa, concorda? - continuam negando e negando até a morte...
    Todo meu apoio ao povo Armênio, mesmo que isso não signifique nada ♥
    Parabéns pelo post, ficou muito bem feito e se algum coisa não fez sentido no meu comentário, desculpa jsnhduhf fiquei muito agoniada e indignada com isso T^T

    Beijos,
    Quando Flores~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amorzinho ♥ Pois é, sou péssima em puxar assunto, sempre acho que tô incomodando kjsdad. NADA A VER MIGA ♥ Sério? Cara, que legal, eu nunca conheci alguém não armênio que ame armênia! Espero que ela goste, viu?
      Sim, é bem pesado, sei lá, era pra chocar mesmo. Questões territoriais e religiosas, não que isso explique mas enfim. Adoro gente que escreve formalmente, eu faço isso sempre ksjdajd. Seria uma atitude, né? MUITO OBRIGADAAAAAAAAAA ♥

      Excluir
  3. É tão difícil de acreditar em algumas coisas que o ser humano faz. Por qual motivo, céus?! Nenhuma rivalidade entre países justifica tamanha brutalidade. Eles nem tiveram chance de se defender...

    Gostei do post, mesmo que seja um assunto tão triste. Porque eu nunca tinha ouvido falar disso, e acho que deveria ser um assunto mais comentado, principalmente nas aulas de história - já estou no primeiro ano, e ia morrer sem saber disso!
    E eles nem sequer admitem que foi genocídio. Ou tem muita história por baixo dos panos ou são muito orgulhosos, poxa vida. Deveriam pedir desculpas para todas aquelas famílias, que até hoje talvez sofram com a perda de seus amigos e familiares...

    agataluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ágata! Fico feliz em saber que gostou e que te trouxe alguma informação. Beijos

      Excluir
  4. Os testemunhos das pessoas que passaram por isso, assim mesmo como as histórias são horríveis e faz-nos pensar como o ser humano é capaz de ser algo desprezível. Somos o pior animal na face da terra. Eu nem sei ao certo o que dizer, fiquei deveras abalada pelo que acabei de ler...

    Eu nunca tinha ouvido falar disso, talvez já mas não me recorde com pormenores, e acho que fizeste muito bem em partilhar esta triste história com os leitores para nos chamar a atenção.

    fume,
    Sleepy Deer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fume, e ainda somos os racionais, né? Fico feliz em saber que gostou. Beijos

      Excluir
  5. Olá! Nossa, que história mais triste ;^; Eu realmente não conhecia sobre esse genocídio, já até tinha ouvido falar, mas nunca li sobre. Fico chocada com a quantidade de eventos históricos tão cruéis que já aconteceram, sinto muito por todas as famílias que tiveram que lidar com isso. Parabéns pela postagem, muito interessante e informativa.

    Até mais ~ ♡
    mikicandy.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaaa ♥ Pois é Helena, o ser humano faz coisas inimagináveis! Fcio feliz em saber que gostou! Beijosss

      Excluir
  6. Por qual motivo fizeram um absurdo desses? Eu fico extremamente chocada e triste ao ver coisas desse tipo. Conheço a Armênia, mas nunca soube nada sobre ela, apenas que é um pequeno país, próximo a Turquia. Jamais imaginaria que uma coisa revoltante e triste como essa teria acontecido. Como um ser humano é capaz de fazer isso com outro? É algo tão pavoroso que fiquei sem palavras, com vontade de chorar e tudo. A postagem é incrível, serve para nos mostrar e ensinar diversas coisas. Creio que jamais esquecerei desse post e dessa situação que o povo armênio passou a tantos anos. Fiquei realmente revoltada em saber que a Turquia nega tudo isso. As evidências estão todas aí, como eles tem coragem de negar?

    m-yung.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questões religiosas e territoriais. Pois é Myung, é realmente revoltante...Fico feliz em saber que gostou ♥ Beijos

      Excluir
  7. Esses dias passados estavam a comentar bastante na tv sobre isso e é tão revoltante. Eu li um comentário aí por cima e a pessoa pergunta o motivo, e eu direi o motivo: Todos, religião, raça, enfim... Uma tentativa de extermínio em massa, que até hoje vem ferindo este povo que eu sinceramente desconhecia antes disso tudo, e desconhecia as descendências como a das Kardashian's.
    Enfim, só tenho que agradecer essa postagem fantástica que nos trouxe uma profundidade a mais sobre o assunto,e sem contar que ficou bem resumida, bem postada e espetacular :)
    http://garotasmustaches.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ganhou mais divulgação este mes. Pois é Marina, sem falar nos que negam a descendência...Obrigadaaaaaaaa ♥

      Excluir
  8. Eu tenho a mesma opinião, não podemos fingir que isto não existe, essas raças são humanas, e no passada nós não podemos mexer, mudar o destino, mas podemos mudar o futura, que esta aqui na palma de nossas mãos, não só das minhas, mas das suas, da Marina, Myung, Helena, Fume, Agata, Belle, Gabês..
    Isso nunca me passou pela cabeça, mas esta postagem me mudou o modo de pensar, as historias nunca serão perdoadas sem a união... Espero um futuro melhor ♥

    Beijos http://valentinices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Valen! Faz tempo que não vem aqui e que não visito o Valentinices, né? Exatamente cara! Eu concordo com tudo que disse! Um beijo ♥

      Excluir
  9. Oi Lu. Que post maravilhoso! Eu já havia ouvido falar sobre a Armênia, mas não sobre isso tudo. Fiquem bem animada para pesquisar mais sobre isso. Gostei muito mesmo do post.
    Bejinhos,
    http://blogbrightwords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenni! Obrigada ♥ Fico feliz em saber que gostou. Beijosss

      Excluir
  10. Olá.
    Você acredita que eu nunca tinha ouvido falar desse genocidio? Sério,de verdade.
    Não consigo imaginar alguém fazendo isso, é algo completamente horrível. Os homem querem o bem e trazem cada vez mais o mal.
    Mesma assim, nada justifica essa brutalidade toda, é horrível perceber que nós pertencemos a essa raça.
    sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu imagino kjads. O ser humano consegue ser terrível...Beijos

      Excluir
  11. Oieeee Luisão ♥ ♥ ♥ Eu não sabia que você estudava em um colégio armênio, eu estudo em uma escola adventista (ninguém perguntou, Clara). Este post vai ser ótimo para aumentar o meu conhecimento, porque olha, juro que não estudei isso na escola até hoje... Estou no segundo ano do ensino médio!!! Pois bem, eu fico absmada com o que o ser humano é capaz de fazer. Eu simplesmente não sei o que comentar dessa postagem Lu, me desculpa... Espero que todos Armênicos recebam o reconhecimento, é triste uma coisa dessas ter acontecido e ainda mais a maior parte da população nem saber da existência desse Genocídio. A postagem ficou ótima, parabéns.

    Com carinho, Clara

    // n-found.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Lu ♥
    Eu, sinceramente, não sabia de nada disso. Aliás, eu não sabia nem que existia uma Armênia.
    Eu fico horrorizada com todo a maldade que o ser humano é capaz de demonstrar contra seus iguais. As historias, são tão tristes, que parecem terem sido inventadas e não realmente que tenham acontecido.
    Eu adorei a postagem! Eu espero que todo o povo possa se recuperar de tudo isso.

    RaW (Blog) and RaW (Page)

    ResponderExcluir
  13. Sério, e estou chorando. Eu não sei nem como começar ou terminar esse comentário, porque não sei o que dizer.
    Eu nunca havia conhecido, ouvido falar sobre isso e é realmente horrível. Não consigo entender como existem/existiram pessoas capazes de fazer isso. Se o maior mandamento de Deus não fosse "Amar uns aos outros como a si mesmo", eu odiaria essas pessoas com todas as minhas forças. Assim também como Hitler, ah como eu odiava Hitler. Mas também não devemos amar pelos seus atos, totalmente o contrário! Devemos pedir e ter misericórdia, misericórdia e misericórdia.
    Reclamamos tanto da vida, murmuramos tanto, mas o que essas 1 milhão e meio de pessoas passaram nem se compara. Sério, eu estou horrorizada com a história do cara que ajoelhou-se para rezar. Misericórdia.
    Eu super-apoio, reconhecimento é o que resta para a Armênia.

    Always,
    P e r s u a d i r.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, tudo bem?

    Primeiramente eu só te agradeço por ter iniciativa, porque senão eu nunca teria dado o devido reconhecimento e valor que o genocídio Armênio foi, eu nem sabia o que era na verdade, e segundo pela sua "coragem" de expor o genocídio, já que é um conteúdo totalmente diferente do que estamos acostumados na blogosfera, normalmente encontramos esses assuntos em blogs de historiadores e só quando vamos fazer uma pesquisa para o colégio e porque não implementar no nosso cotidiano?Em suma, parabéns.

    Me lembrou bastante da segunda guerra mundial, na época do nazismo, acho que todo mundo que leu teve a mesma memória, uma ação tão grave feita por humanos não racionais (por mais que pareça contraditório) tentando destruir uma país, uma religião, uma cultura o que NÃO TEM DE FORMA ALGUMA PARA TAL CRUELDADE UMA EXPLICAÇÃO, NUNCA NA VIDA NINGUÉM VAI CONSEGUIR ME FAZER ENTENDER PORQUE UMA PESSOA CONSEGUE SER TÃO DESUMANA. 1 MILHÃO E MEIO DE PESSOAS. 1 MILHÃO E MEIO DE VIDAS. 1 MILHÃO E MEIO DE SONHOS.

    Eu simplesmente fico revoltada e enojada só como a forma que essas pessoas foram mortas, cadê os direitos humanos? Já se passaram 100 anos e as pessoas estão sentadas no sofá assistindo lixo que a sociedade cospe para sem saber que a 1 século atrás tantas famílias foram massacradas. De início eu vim aqui mais para te avisar que eu tinha te tagueado mas estou tão revoltada que perdi totalmente o clima.

    Caso você ainda queira ver: www.folhasdeoutono.com/2015/05/tag-de-tudo-um-pouco.html

    Beijos e again, parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Como diria o velho Bukowski, o ser humano gosta de ver uma destruiçãozinha. E isso é horrível!
    As vezes não dá nem pra acreditar que somos de uma especie que matou milhões por questões de raça e religião. E pior; questões territoriais! Às vezes tenho vontade de sair gritando pro mundo que os seres humanos são nojentos, ou qualquer coisa que descreva as coisas horríveis que já fizemos, mesmo sendo uma deles. Mas tenho medo de simplesmente ser açoitada por não pensar como os outros, por não ter o mesmo pensamento egocêntrico que alguns.

    Não nego, nunca tinha ouvido falar do Genocídio Armênico. Não fazia ideia do que se tratava, nem sabia da existência. E.. céus! Se antes julgava o Nazismo uma ideologia horrível que matou mais de 100 mil, o que falar disso que matou 1 MILHÃO E MEIO? Uma coisa muito pior.
    São 100 anos! 100 anos que se passaram e apenas uma quantidade razoável de pessoas no mundo sabem desse fato, e principalmente -como você citou- RECONHECEM. A única coisa que me deixa mais triste é o fato disso não ser estudado, nem minimamente comentado em algumas escolas.
    É exatamente esse tipo de coisa que só faz aumentar o repugnância que tenho da nossa história e das coisas horríveis que fizemos. A nossa especie já matou tantos, tirou vidas de inocentes sem motivos... Eu só espero que um dia possamos reverter esse caso. Que possamos fazer o mundo reconhecer os erros cometidos.
    Eu, sinceramente perdi minhas palavras. A realidade, a verdade é tão chocante que às vezes tenho vontade de me isolar do mundo. Mas não posso fazê-lo, sei que tenho que continuar e tentar ao máximo divulgar e lutar contra todas as coisas ruins que acontece e aconteceram. Porque esses erros do passado não estão aqui para serem apenas "observados", espero que nós tome-o como base para não errar novamente.

    Um Abraço, Lonely S.

    ResponderExcluir
  16. Chocante. Extremamente chocante. Por incrível que pareça, eu nunca havia ouvido falar nesta história, não preciso negar. Como a Jú disse ali em cima, este evento foi ainda pior que o Nazismo! Achei um absurdo e muito, muito chocante. Gente, não acredito que eu fazia parte do número de maioridade que NÃO sabiam desse fato. Queria que fosse o oposto! Queria fazer parte da minoria, que reconhecessem esse fato. Mas não, não vou negar, nunca havia ouvido a respeito e achei super bacana você redigir sobre, Lu. Sério. É sempre descobrir coisas, histórias, fatos e eventos passados, ainda mais quando os mesmos tratam de assuntos chocantes, como este. As imagens são horríveis, mas é quase igual ao que estamos habituados a ver em jornais, tirando o fato de serem pendurados em cruzes e outros. Quero dizer que o que estamos acostumados a presenciar são mortes/assassinatos, pessoas carbonizadas e etc.. Enfim. EU RECONHEÇO E REIVINDICO O GENOCÍDIO ARMÊNIO!

    Beijão gigante da Ju // www.nescaucomnutella.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lu!
    Eu não era familiarizada com essa história, mas fiquei horrorizada em saber disso. Não tenho palavras para explicar, o quão absurdo isso foi. Apoio esta luta, reconheço e reivindico o genocídio armênio!

    Beijos, Juliana.
    http://afinefrenzzy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir